Os tubos de aço carbono são peças cilíndricas produzidas a partir de uma liga metálica não corrosiva e com alta resistência.
Eles garantem toda a segurança necessária para as estruturas nas quais são utilizados e sua durabilidade se mostra muito superior a outros tipos de tubulações.
Tanto as peças como seus conectores, quando produzidos por uma empresa séria e responsável, garantem décadas de funcionalidade.
Outra diferenciação essencial em tubos de aço carbono são as modalidades com costura e sem costura. Cada um tem aplicações distintas, em especial do que diz respeito à resistência. Veja o que cada tipo de tubo tem a oferecer nos dois itens a seguir:
1. Tubos de aço carbono com costura
Como o próprio nome já diz, percebe-se uma solda ao longo da peça. As suas principais características e indicações são as seguintes:
É fabricado a partir de uma chapa de metal soldada;
É comumente utilizado em maquinários, setores automotivos e equipamentos agrícolas;
Tem um preço mais acessível;
Tem diferentes metragens, espessuras e diâmetros;
Tem fácil manutenção.
2. Tubos de aço carbono sem costura
Nesse caso, a peça é uniforme e sem emendas ao longo de toda a sua extensão. As suas principais características e indicações são as seguintes:
É fabricado a partir de um molde sólido perfurado por uma haste;
Não tem nenhum tipo de solda;
São mais resistentes e confiáveis para projetos de grande pressão, tais como dutos de óleo ou de vapores;
Tem diferentes metragens, espessuras e diâmetros;
Tem fácil manutenção.
Tubos-de-aço-carbono-com-e-sem-costura
Benefícios dos tubos de aço carbono
Os tubos de aço carbono possuem diversos benefícios, entre eles podemos destacar a sua versatilidade, ótimo custo-benefício, excelente soldabilidade e durabilidade. Veja mais exemplos abaixo:
RESISTÊNCIA – os tubos têm grande resistência à pressão externa e interna, bem como à torção e à compressão. Não é à toa que são considerados parte da estruturação da obra;
CONSISTÊNCIA – tubos de aço carbono têm a densidade adequada para se manterem estáveis, mesmo em casos de inundação, exposição a correntes de ar intensas e a incêndios. Vazamentos não são um problema, porém, se porventura ocorrerem eles são simples de se reparar;
ECONOMIA – projetos que usam tubos de aço demandam de operações de instalação mais rápidas e simples, reduzindo os custos com mão de obra;
ESTÉTICA – tubos estruturais normalmente são cilíndricos, mas existe a possibilidade de adaptação para formatos retangulares ou quadrados. Independentemente da escolha, a estética das peças enriquece o visual de espaços onde ficam expostos. Muitos arquitetos e designers optam por essa tática para dar mais arrojo e modernidade aos seus projetos;
SUSTENTABILIDADE – o aço carbono é uma liga metálica reciclável e que não gera emissão de gases na atmosfera, geradores do efeito estufa. Portanto, é um material ecologicamente correto.
Eles podem ser aplicados em diversos setores, como por exemplo na: construção civil, em tubulações para a condução de líquidos e gases, estruturas para andaimes, sistemas hidráulicos, oleodutos, indústria moveleira, indústria naval, máquinas agrícolas, dentre muitos outros.
Processo de fabricação dos tubos de aço carbono
O procedimento de montagem dos tubos é prático. Isso se dá por conta da variedade de modelos, formas, tamanhos, diâmetros e pela possibilidade de customização.
Os tubos de aço carbono podem apresentar diferentes teores de carbono na sua composição. Dessa forma, o aço carbono é classificado em baixo, médio e alto carbono.
Quanto mais carbono houver na composição, acima de 0,6%, mais resistente e duro ele vai ser. Por outro lado, quanto menos carbono, maior a ductilidade do produto. Confira as distinções entre eles:
Tubos de ALTO teor de carbono – possuem cor mais escura e podem ser utilizados para a condução de líquidos em diferentes temperaturas bem como para materiais químicos ou mecânicos precisos;
Tubos de BAIXO teor de carbono – possuem cor mais clara e não têm formalidades técnicas específicas, sendo mais indicados para situações que não exijam muita resistência à pressão ou para líquidos em temperatura ambiente.
Esses tubos ainda podem passar pelo tratamento superficial, como o processo de galvanização que torna eles ainda mais resistentes e duráveis.
Tubos de aço carbono galvanizados recebem camadas de zinco que blindam a peça e impedem a sua corrosão. São versáteis, resistentes e podem ser aplicados nos mais diversos segmentos, desde indústrias até implementos agrícolas.
Existem diversos modelos de tubos de aço carbono, como por exemplo: tubos para caldeira; tubos para evaporadores; tubos industriais e tubos para eletrodutos.
No geral, o mais importante no processo de fabricação de tubos é que eles sejam produzidos conforme as normas vigentes, isso resultado em produtos mais seguros, confiáveis e de qualidade. Adquira tubos com certificações e de empresas experientes e responsáveis.
WhatsApp us